Geladeira sustentável vence prêmio internacional – Revista do Frio

Dispositivo criado por três adolescentes indianos dispensa eletricidade e visa facilitar o transporte de vacinas Três adolescentes de Indore, na Índia, desenvolveram uma mini geladeira que utiliza sais para resfriamento, sem necessidade de energia elétrica, e estão levando essa tecnologia para hospitais em áreas rurais sem acesso à rede elétrica. O dispositivo, chamado Thermavault, foi […]

ÍNDIA – Carrier inaugura centro de capacitação em HVAC na Índia – Revista do Frio


Dispositivo criado por três adolescentes indianos dispensa eletricidade e visa facilitar o transporte de vacinas

Três adolescentes de Indore, na Índia, desenvolveram uma mini geladeira que utiliza sais para resfriamento, sem necessidade de energia elétrica, e estão levando essa tecnologia para hospitais em áreas rurais sem acesso à rede elétrica. O dispositivo, chamado Thermavault, foi idealizado por Dhruv Chaudhary, Mithran Ladhania e Mridul Jain, que se inspiraram nas dificuldades de seus pais, profissionais da saúde, para transportar vacinas da Covid-19 a regiões remotas.

Publicidade

A invenção foi premiada no Earth Prize 2025, garantindo aos jovens um prêmio de US$ 12.500 (R$ 73 mil), que será usado para produzir 200 unidades para testes em 120 hospitais. O prêmio também inclui o apoio de um voluntário para ajudar o grupo a buscar uma patente para o produto, segundo o site Business Insider.

O dispositivo funciona com uma solução de sais que, ao se dissolver em água, absorve energia térmica do ambiente, resfriando a mistura. O trio inicialmente testou cerca de 150 sais, mas chegou a uma combinação ideal de cloreto de amônio e hidróxido de bário octaidratado, que permite alcançar temperaturas entre 2°C e -1°C, adequadas para a conservação de vacinas e, em alguns casos, órgãos para transplante.

Os jovens pretendem usar os recursos do prêmio para buscar a certificação de Desempenho, Qualidade e Segurança (PQS) junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), etapa necessária para apresentar o projeto à Gavi, aliança internacional que distribui vacinas.





Fonte

Leia mais