Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA

O projeto será centrado na fábrica de ar condicionado comercial Rinkai da Daikin | Foto: Divulgação Daikin e Hitachi pretendem concluir até setembro testes, já iniciados, para o uso de Inteligência Artificial no diagnóstico de falhas em linhas de montagem de aparelhos de ar-condicionado. Nesta parceria, a Daikin participa com a sua experiência no HVAC, […]

Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA


O projeto será centrado na fábrica de ar condicionado comercial Rinkai da Daikin | Foto: Divulgação

Daikin e Hitachi pretendem concluir até setembro testes, já iniciados, para o uso de Inteligência Artificial no diagnóstico de falhas em linhas de montagem de aparelhos de ar-condicionado.

Nesta parceria, a Daikin participa com a sua experiência no HVAC, cabendo à Hitachi pôr em prática seu igualmente vasto know how no campo da automação e integração homem-máquina.

O resultado dessa união de forças é a possibilidade de o problema detectado por um técnico ou engenheiro de manutenção, usando um tablete, ter a causa descoberta em no máximo 90 minutos, com uma precisão de 90%.

A proeza fica por conta da TI generativa, que passa a ser ‘treinada’ a partir da conversão de um desenho contendo todos os equipamentos da fábrica para o formato de gráfico de conhecimento, a fim de realizar em tempo recorde o diagnóstico de falhas.

Os resultados obtidos até aqui na fábrica de condicionadores de ar comerciais Rinkai, da Daikin, localizada em Sakai, Osaka, são animadores para as pretensões da indústria.

O otimismo da indústria também decorre do histórico positivo de sua parceria com a Hitachi em projetos anteriores com finalidade semelhante.

Dentre eles, a implantação de um modelo avançado de produção na linha de brasagem de uma fábrica de climatização residencial, na cidade de Shiga, também no Japão.

Naquele caso, o objetivo era utilizar a ferramenta de IA conhecida como learning machine (aprendizado de máquina) para dar suporte à manutenção preditiva e otimização dos processos de fabricação.

Tão logo os testes em andamento sejam concluídos, o agente de IA de diagnóstico de falhas de equipamento deve começar sua jornada rumo a todas fábricas da Daikin em escala global.

PUBLICIDADE

DEIXE SEU COMENTÁRIO





Fonte

Leia mais