Uma das principais causas para que o comissionamento esteja a cada dia mais valorizado no HVAC-R é a forte tendência à especialização de mão de obra no setor.
É que vem diminuindo o número de profissionais com visão 360 graus dos processos envolvendo ar-condicionado e refrigeração, em virtude do crescente surgimento de especialistas em campos específicos da área.
Com isso, as checagens finais cada vez mais dependem de uma outra especialidade, o comissionamento, etapa visando assegurar que todos os componentes e sistemas instalados atendem ao projeto, às especificações técnicas e necessidades do cliente.
Só engenheiros?
Normalmente, as etapas do comissionamento envolvem: verificação da conformidade com o projeto, teste de desempenho, detecção e correção de falhas, documentação completa e, muitas vezes, treinamento do pessoal responsável pela operação e manutenção do sistema.
Apesar de sua complexidade, esta especialidade cada vez mais valorizada no HVAC-R também tem crescido na programação de importantes cursos técnicos do setor.
Na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, por exemplo, os tecnológos têm acesso à matéria, o mesmo ocorrendo nos cursos de pós-graduação ligados à construção civil, engenharia industrial e automação.
“Embora, em primeira instância, o comissionamento conste como algo de engenharia, a área de Tecnologia também pode ser ponto de partida, visto estar mais voltada à prática em projetos e operações”, justifica José Ernesto Furlan, coordenador do curso de Refrigeração e Ar Condicionado da Fatec-SP
Evento
Dentre as empresas do setor, a preocupação com o assunto também é grande, conforme prova a existência de eventos como o Workshop sobre Comissionamento, realizado pela ABRAVA, e que este ano terá sua 10ª edição, no próximo dia 29 de maio.
Os temas tratados pela manhã serão: O Comissionamento e sua importância para a operação, na visão do cliente; Proteja seu investimento com instalações eficientes; Projetista e Comissionador: parceiros estratégicos para garantir desempenho nas instalações; Influência do fabricante nas boas práticas dos sistemas de HVAC; Barramentos blindados, solução ou problema, na visão do comissionamento.
No período da tarde será a vez dos seguintes assuntos: As várias faces do comissionamento no mundo de facilities; O papel estratégico do comissionamento nas discussões; Existing Building Comissioning (EBCX)e, por fim, um amplo painel reunindo todos os palestrantes e convidados do dia.
Serviço:
Evento: 10º Workshop de Comissionamento de Edificações
Data: 29 de maio, a próxima quinta
Horário: das 8h00 às 17h30
Local: FIESP, Av. Paulista,1313, auditório do 15º andar
Inscrições gratuitas neste link.